As AGs são reuniões de todos os comitês locais da IF, distribuídos pelo Brasil. É escolhida uma sede, previamente, e cada comitê tem direito ao reembolso das passagens de ida e volta de uma pessoa de sua faculdade. Através disso, temos a chance de reencontrar todos os nossos amigos, de loonge e de perto, tirar dúvidas, falar com o pessoal do EB (executive board - a diretoria nacional), ter capacitações e pensar na nossa instituição.
A IFLMS vem crescendo incessantemente nos últimos anos, com filiação de novos comitês, expansão dos comitês já filiados e projeção na IFMSA (entidade mundial que integra as federações de estudantes de Medicina). Para comportar essa ascenção, estamos sempre discutindo novos pontos, debatendo evoluções ao que já temos, melhorando a abordagem dos assuntos,...
Na AG de Fortal não foi diferente. O trabalho foi grande, estressante e mega cansativo, as vezes, mas saímos de lá com uma intituição mais sólida, preocupada com a integralidade do estudante de Medicina, seus projetos, campanhas, humanização, intercâmbio cultural, ensino médico. Estamos pensando sempre numa IFLMS mais madura, com responsabilidades grandes e missões ainda maiores, propósitos e sonhos e, o maior de tudo, espírito de família.
É perfeito poder observar as pessoas se destacando, começando a conhecer as regras a quais somos submetidos, querendo implantar mais e mais coisas na sua faculdade, argumentando sobre dificuldades e facilidades que encontram, pensando soluções aos problemas locais, criando embasamento suficiente para argumentar o que é necessário, a quem for necessário.
Hoje, a IFLMS é algo maior que uma sigla, uma instituição, é um monte de gente reunida para fazer o bem, isso mesmo, seguir aquele princípio da Bioética tão exaustivamente frisado, BENEFICIÊNCIA. Aliás, a melhor palavra ainda é mais bela em seu significado etmológico e mais profunda em sua dicção: a BENEMERÊNCIA, ação benéfica, de honras.
Além de tudo isso, ser IFLMS é ter orgulho. Orgulho de ver que o mundo ainda tem salvação, porque, como diria o Dr. Marcelo, nós queremos salvar o mundo, nós podemos salvar o mundo, nós VAMOS salvar o mundo!
É isso aí! Reflitam...
Beijos, Betina