terça-feira, 14 de outubro de 2008

Intercâmbios - SCOPE, SCORE e SCONE

Os intercâmbios são o carro chefe da IFLMS. São eles que proporcionam um diferencial ao acadêmico de medicina: viajar para outro lugar, permanecer lá por 1 mês e poder vivenciar estágios clínicos ou de pesquisa, além de conhecer a realidade de um lugar diferente do seu habitual.
Há intercâmbios clínicos e de pesquisa, para o exterior e para os estados brasileiros. O Programa de Intercâmbios Internacionais da IFLMS inicia com a inscrição do aluno, contando com diversos documentos. São contabilizados pontos de acordo com as atividades que o acadêmico já participou e outros critérios que a IFLMS valida e, por fim, se tem um escore individual. No momento da inscrição, você escolhe os países que têm preferência e o escore individual determina qual é a pontuação mínima para que se viaje para determinados locais. Por exemplo, a Alemanha é um país muito procurado, portanto, seu escore mínimo é muito alto.
Mas não se preocupe! A IF tem contratos com diversos países, que variam seus escores, possibilitando viajar para países que incluem seu escore, e você, de acordo com suas preferências, escolhe se muda para aquele lugar!
O estágio é, normalmente, de 4 semanas, de forma bilateral, ou seja, quem vai também recebe alguém depois. Para viajar, você deve se enquadrar nas condições de intercâmbio (Exchange Conditions) do país de escolha. Para saber quais são essas condições, acesse: www.ifmsa.org.
Além disso, o estudante tem obrigação de dar hospedagem e, pelo menos, duas refeições diárias ao intercambista. Isso não obriga você a instalar o gringo na sua casa e dar de comer a ele, mas, nesse caso, você pode colocá-lo numa pensão ou num ap alugado por você e dar vale refeições a ele, conforme o pré-estabelecido.
  1. SCOPE (Standing Committe of Professional Exchange): Responsável pelos intercâmbios internacionais clínicos.
  2. SCORE (Standing Committee of Research Exchange): Responsável por intercâmbios internacionais de pesquisa.
  3. SCONE (Standing Committe of National Exchange): Responsável por intercâmbios NACIONAIS clínicos.

O SCONE é uma inovação na IFLMS. Ele funciona muito semelhantemente ao SCOPE, mas os intercâmbios acontecem entre as faculdades médicas brasileiras que são membros da IF. Isso surgiu pela diversidade que temos em nosso país, além do preço reduzido das passagens aéreas, da facilidade do idioma e da possibilidade de vivências totalmente diferentes do nosso dia-a-dia.

Sobre o valor desses programas: a IFLMS tem taxas de intercâmbio. O SCOPE e o SCORE trabalham com uma taxa de R$100,00 para inscrição e 160 euros (na cotação do dia), após a confirmação do intercâmbio.

E aí? Quer ir viajar? Precisa de mais informações? Qualquer coisa, é só me contactar!

Beijos, Betina

Nenhum comentário: